Passatempos Pedagógicos - Ed. Inf. de 4 e 5 anos

Sugerimos alguns links onde possam estar buscando essas atividades, divertindo-se, aprendendo e percebendo que os benefícios vão muito além de um sorriso.
Esperamos que logo possamos retornar à escola e perceber que esta parada proporcionou momentos incríveis com as crianças. 
Aproveitem, curtam e vivam intensamente cada momento. 
Em breve retornaremos, fiquem bem!

Por favor, fiquem em casa e mantenham a esperança!


Estamos juntos!


::ENCAIXA CANUDOS::
Encaixar canudos de plástico coloridos em furinhos feitos em uma caixa de papelão foi a atividade realizada com o Grupo 4, no dia 17 de março, tendo como objetivo apresentar uma nova forma de brincar, possibilitando o desenvolvimento da concentração e da coordenação motora fina.


::BRINQUEDOS DE PAPELÃO::
Brinquedos de papelão, reciclados e reaproveitados, tornam as crianças sujeitos criativos quando lhes proporcionamos ferramentas para sê-lo.


::GENTE MIÚDA::
Dez receitas fáceis para fazer com as crianças: massa de modelar, tinta caseira, bolhas de sabão, estão entre as sugestões.


::O QUE TEM DENTRO DA CAIXA?::
Esconda um objeto da casa dentro do caixa e peça para a criança sentir, pegar, e tentar adivinhar.


::CASINHA DE PAPELÃO::
A casinha de papelão é um brinquedo criativo que proporciona muitas risadas e brincadeiras para crianças de várias idades. Podemos fazer desde casinhas simples até outras mais elaboradas, com temas diferentes e inusitados.


::FANTOCHES COM DOBRADURAS::
Um fantoche é um boneco manipulado, ou movido, por uma pessoa para distrair outras. O fantoche pode ser um boneco que lembre um ser humano, um animal, um objeto, ou então uma criatura inventada. Pessoas em todo o mundo usam esses bonecos para contar histórias, fazer teatro e brincadeiras, bem como para ensinar algo.


::TICOLICOS::
Canal Infantil Ticolicos que oferece entretenimento estimulando as próprias descobertas das crianças, 2 a 7 anos. Sua missão é estimular as crianças a fazerem suas próprias descobertas e crescerem mais preparadas para o futuro. Seu propósito é colaborar para que as crianças tenham experiências mais diversificadas e compreendam melhor o mundo em que vivem.


::O SHOW DA LUNA::
Série brasileira sobre a Luna, uma menina de 6 anos muito curiosa e encantada com Ciências. A cada episódio é abordada uma curiosidade e Luna utiliza sua imaginação, formula hipóteses e realiza experimentos para descobrir as respostas para as suas dúvidas.


::QUINTAL DA CULTURA::
Programa infantil, para crianças até 7 ou 8 anos, com diversão que reúne conteúdos educativos como poesia, música e artes plásticas. Divertido e educativo, o programa acompanha quatro crianças – os irmãos Ludovico e Doroteia, o amigo Osório e sua tia Ofélia –, que brincam e se divertem aprendendo coisas novas ao lado de um jabuti chamado Quelônio e da minhoca Minhoquias.


::CAROL LEVY – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS::
Canal com vídeos divertidos de contação de histórias e músicas com a cantora, compositora e contadora de histórias Carol Levy


::VARAL DE HISTÓRIAS::
Canal com a contadora de histórias Juçara Batichoti com as histórias contadas e também com a confecção dos recursos de contação utilizados nos vídeos.


:: MAGICONTADOR::
Eric Chartiot apresenta o canal de mágica, contação de histórias, imaginação e sonho.


::CANAL DO JÚLIO::
“Puxa, puxa, que puxa!”. Quem não conhece esse bordão? O personagem Júlio, do programa infantil Cocoricó, exibido pela TV Cultura, ganhou recentemente um canal no YouTube. Em seus vídeos, ele conta histórias, ensina brincadeiras e entrevista pessoas famosas da cultura brasileira, como o cantor Lenine. Brincando de apresentador, o menino de oito anos conversa com o avô que está por trás das câmeras e dá ideias No vídeo de apresentação do canal, Júlio se propõe a oferecer “o melhor lugar da internet para você, a mamãe, o papai, o vovô, a vovó, e toda a família se divertir para valer”.


::FAFÁ CONTA HISTÓRIAS::
Neste canal adorável para crianças de todas as idades (incluindo as adultas), a atriz Flavia Scherner apresenta os melhores livros e histórias infantis para os pequenos em formação de contação oral. Nos vídeos, postados toda semana, tem espaço para os clássicos, as fábulas e os lançamentos recentes, além de perfis audiovisuais de figuras importantes da cultura brasileira, como Machado de Assis. “Fafá conta histórias” é um caminho interessante para instigar nos pequenos o gosto pela leitura na praticidade do online.


::JA EDUCATIVAS::
Seleção de diversos jogos e atividades para Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental. A seleção conta com conteúdo de outros sites.


::COLORIR ONLINE::
Atividades de colorir são ótimas para relaxar tanto adultos quanto crianças. Na falta de giz de cera para entreter os pequenos, o mouse pode quebrar um galho. Sites como Colorir Online permitem que as crianças pintem desenhos com animais, castelos, piratas, princesas e muitos outros temas. Se desejar, o responsável pode imprimir a arte.


::PALAVRA CANTADA::
Músicas e brincadeiras com melodias, letras e arranjos originais, com respeito a inteligência e a sensibilidade das crianças.


::GRUPO TIQUEQUÊ::
Música, dança, teatro e narração de histórias, reinterpretando cantigas e canções do passado e do presente, sejam elas muito ou pouco conhecidas.


::ESCOLA GAMES::
Escola Games é um site gratuito de jogos educativos para crianças a partir de 5 anos e todos os jogos são desenvolvidos com acompanhamento pedagógico para que elas aprendam brincando. São 90 atividades cujos temas se relacionam à língua portuguesa, à matemática, à geografia, à história, à ciências, ao inglês e ao meio ambiente.


::RACHACUCA::
O Racha Cuca é um portal de entretenimento inteligente dedicado a todas as idades. Aqui você encontra desde Jogos Online até Problemas de Lógica. Além disso, temos Palavras-Cruzadas, Caça Palavras, Anagramas, Quebra-Cabeças, Passatempos, Trivias e Quizzes enviados pelos nosso usuários.


::HVIRTUA::
O portal HVirtua oferece jogos para o Maternal, Jardim e Pré Escola, separados em categorias para facilitar o acesso das famílias.


::GAMES EDUCATIVOS::
No site Games Educativos encontra-se jogos educativos, de diversos temas, pra se divertir e aprender ao mesmo tempo. Há uma área para os pequenos, clique em Infantil e divirta-se.


::MIL DICAS DE MÃE::
O blog apresenta brincadeiras inspiradas no método Montessori, que podem ser reproduzidas em casa. É uma forma dos pequenos se divertirem e aprenderem mais sobre as cores, os números, as comidas e sobre as tarefas diárias.


::ALUNOS ON::
O site indica atividades a partir do método montessoriano.


::PIM - Coleção Fazendo Arte::
A coleção Fazendo Arte orienta as famílias, a partir de sua cultura e de suas experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças por meio da ludicidade.


::BRINCADEIRAS PARA BEBÊS DE 0 A 6 MESES::
Brincadeiras para estimular os bebês, contribuindo com o desenvolvimento infantil.


::TEMPO JUNTO::
O site Tempo Junto pode ajudar os pais e responsáveis a melhorar a qualidade do tempo com os filhos pequenos e contribuir para o desenvolvimento das crianças em todo seu potencial, por meio da brincadeira.


::MACETES DE MÃE::
Atividades lúdicas para fazer com os bebês em casa. É preciso um pouco de “sucata” (caixas vazias, rolos de papel, pedaços de tecido, etc…), cola, tesoura, tinta, canetinha e fita adesiva para realizar as atividades.


::ESPAÇO DE LEITURA::
No site Espaço de Leitura, crianças e adultos podem ler, ouvir ou assistir à leitura de contos e, depois, explorar jogos interativos. Também estão disponíveis orientações para pais e professores.


::KIDSBOOK - Itaú Criança::
Uma série de livros online, para ler para as crianças em qualquer momento e em qualquer lugar. Os autores dessa coleção tiveram contato com livros desde a infância e sabem bem a importância da leitura no desenvolvimento das crianças.


::CANAL DA TURMA DA MÔNICA::
No canal oficial da Turma da Mônica no YouTube, você encontra vídeos da Mônica, do Cebolinha, da Magali e do Cascão, as confusões da Turma do Chico Bento e dos outros personagens criados por Mauricio de Sousa.


::CANAL DE ONDE VEM::
De Onde Vem é uma produção da TV PinGuim, dos mesmos criadores de Peixonauta e O Show da Luna. Conta a história da Kika, uma garota de 6 anos que como todas as crianças da sua idade, é muito curiosa. Pegue carona nas aventuras de Kika, e descubra as respostas para as mais intrigantes questões.


:: AULA 365::
Canal de variedades, com atividades para todas as idades. O Calnal Aula 365 têm aulas variadas, dos mais diversos assuntos, para todas as faixas etárias. Entre e descubra todas as possibilidades.


::DISCOVERY KIDS PLUS::
Site de entretenimento com cunho educativo, apresenta jogos, atividades e histórias das séries do canal Discovery Kids. É possível estimular diversas habilidades cognitivas com ele, a partir dos personagens preferidos das crianças.


                                                                                                         Fonte:https://educacao.caxias.rs.gov.br/passatempos-para-a-quarentena/anos-iniciais-do-ensino-                                                                                                           fundamental?bclid=IwAR20Ls8u2rK3dzfj8vjcyvAzukutctDn4jBKu_Z1nGLPk2qKc5_iAugoL2k

Postagem em destaque

  Isto é, se a pessoa for livre da fome, livre da ausência da escolaridade, livre da doença sem alternativa, então ela é livre para escolher...