Passatempos Pedagógicos - 6° ao 9° ano


Os links abaixo são sugestões para passar o tempo juntos, se divertir em família, envolver todos nas tarefas e rotinas. 

Desejamos que logo todos possam estar de volta à escola, saudáveis e felizes. 

Por favor, fiquem em casa e mantenham a esperança!

Estamos juntos!


::DICAS DE CIÊNCIAS::
O blog foi criado por uma professora de ciências com o intuito de compartilhar informações sobre os acontecimentos científicos que ocorrem. O blog traz dicas, informações, curiosidades, experimentos, etc.


::VIVENDO CIÊNCIAS::
Nesse blog é possível encontrar filmes, curiosidades, experimentos, simulados e jogos sobre ciências. Além de ser muito interessante explorar as atividades e os assuntos abordados no blog, você terá a oportunidade de aprender sobre esses assuntos super interessantes. Na volta as aulas, você terá muito assunto para compartilhar!


::SAIBA MAIS SOBRE...CIÊNCIAS!::
Nesse site você encontrará diversos assuntos com experimentos para entender melhor como eles ocorrem na natureza. Além disso, pode pesquisar sobre assuntos que já viu na escola, ou que deseja aprender. Explore os assuntos abordados no site de maneira divertida e prazerosa.


::INSTITUTO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DE EDUCAÇÃO E RELIGIÃO::
O Instituto de Pesquisa e Formação de Educação e Religião é uma instituição de pesquisa que desenvolve métodos pedagógicos inovadores para melhorar a qualidade do ensino religioso e pastoral escolar em regiões diferenciadas com experiência junto a Sistemas de Ensino Público e Instituições Religiosas. Inclui filmes infantis e adultos e documentários para todas as faixas etárias.


:: RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS::
Na Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais você tem acesso a vídeos, animações e a outros recursos destinados à educação. São recursos de portais parceiros do MEC e de professores que atuam na Educação Básica.


::CURSOS GRATUITOS E ABERTOS::
Cursos online certificados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS em diversas áreas do conhecimento. Indicado, especialmente, aos estudantes que estão se preparando para as provas de ingresso no IFRS.


:: QUIZ DE HISTÓRIA::
Jogo de perguntas e respostas sobre os principais fatos da história mundial. Teste seus conhecimentos sobre os conteúdos já estudos e se desafie.


::ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL::
Aqui você aprenderá a criar uma versão do Google Cardboard que não precisa de lentes especiais, podendo se adaptar a qualquer tamanho de celular! Depois somente baixar o app com assuntos desejados.


::WEAVE SILK::
Basta mexer o mouse para criar vários desenhos interessantes. Você com certeza se sentirá um artista com este site!


::COURSERA::
Todos os cursos do Coursera são ministrados pelos principais instrutores de universidades e empresas de classe mundial, para que você possa aprender algo novo a qualquer hora e em qualquer lugar. Centenas de cursos gratuitos oferecem acesso a palestras em vídeo, exercícios de lição de casa e fóruns de discussão da comunidade.


::CODE ACADEMY::
Já quis ser programador(a)? No Code Academy, você pode ter acesso a muitas informações sobre programação e, além de aprender, ainda pode criar projetos de graça.


::GEOGUESSR::
O site leva você para uma determinada região do mundo via Google Maps e você deve adivinhar qual é.


::RADIOOOOO::
Basta selecionar um país e ouvir a música que estava em alta em cada período da história


::QWOP::
Um jogo de corrida com o teclado do computador.


::REVISTA MUNDO ESTRANHO::
A revista Mundo Estranho é recheada de curiosidades científicas e culturais, publicada pela Editora Abril. Seu conteúdo é produzido e indicado para o público jovem. No site você tem acesso a algumas reportagens, curiosidades e notícias sobre os acontecimentos atuais.


::MANUAL DO MUNDO::
Esse blog reúne diversas curiosidades, experiências, desafios, brincadeiras, mágicas e receitas. O blog conta também com um canal no YouTube, onde há vídeos dos experimentos e das curiosidades que o blog apresenta.


::NERDOLOGIA::
Meio sério, meio brincando, o canal Nerdologia se dedica a explorar a ciência por trás de personagens e fenômenos da cultura nerd e geek. Temas como big data e realidade virtual dividem o espaço com outros menos sérios, como o fator de cura do super-herói Deadpool e a viabilidade do teletransporte. Vale a pena conferir os vídeos do canal!


::ENSINO RELIGIOSO::
Vídeos que trazem diferentes perspectivas religiosas sobre concepções de mundo, vida e morte, tradições e ritos sagrados, disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Inclui trechos de filmes para todas as faixas etárias.


::MATEMÁTICA - JOGOS PARA COMPUTADOR::
Sugestões de jogos para computador destinados aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Atividades para desenvolver o raciocínio lógico e a resolução de problemas.


::PORTAL DO SABER::
Recursos digitais para o estudo da Matemática e de Física. O Portal dispõe de videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico, interativo e testes dependendo do assunto.


::STOODI::
Este Portal pago está, temporariamente com seu conteúdo aberto, oferecendo videoaulas e exercícios com correção em vídeo. É necessário fazer um cadastro para acessar, por isso indicamos fazer uso com supervisão adulta.


::CLUBE DESAFIO FUTURA::
O Clube Desafio Futura (CDF) é um jogo educativo baseado em perguntas e respostas. Nele você pode percorrer divertidas jornadas de aprendizagem ou criar seu próprio conteúdo (salas de perguntas e respostas ou jornadas) e compartilhar com sua rede de amigos. Disponível gratuitamente para Android e iOS.


::IBGE Educa::
Esse é um site do IBGE voltado para os jovens, com diversas pesquisas e informações coletadas sobre o nosso território brasileiro! Venha conferir as informações, mapas, materiais de estudo e curiosidades!


::FOLHINHA::
Você gosta de ler jornal e notícias? A Folha de São Paulo tem um site com notícias específicas destinadas para o público infanto-juvenil. Vale a pena conferir e se manter atualizado nas notícias!


::ASTRONOMY PICTURE OF THE DAY::
Lindas fotos astronômicas para lhe ensinar e inspirar, todos os dias.


::INTERLAND::
Jogo on-line, baseado na web, cheio de aventuras e com lições práticas de segurança, cidadania e responsabilidade digital na internet. Seu objetivo é conscientizar crianças e jovens sobre os riscos relativos à vida online, como a exposição a estranhos, assédio, etc. O programa ensina também como identificar sites confiáveis e não confiáveis e informações que parecem ou não verdadeiras. Também incentiva a fazer o compartilhamento consciente de conteúdo, não disseminando mentiras, espalhando informações pessoais ou sendo abusivo com outras pessoas na internet.


::MUSIC THEORY::
Uma forma prática de aprender teoria musical e adquirir um novo hobby ou profissão. Só que o site está em inglês.


::100.000 ESTRELAS::
Site que permite um olhar de perto para as estrelas


::PORTA CURTAS::
Central do curta-metragem brasileiro na web, mais de 1.354 filmes para assistir na integra e grátis. Mais de 12.099 curtas catalogados para pesquisa. No link CURTA NA ESCOLA, há seleções feitas para estudar.


::FERRETTO MATEMÁTICA::
Canal de Matemática do professor Ferretto com dicas desde o nível básico até a matemática do ensino superior.


::EDUCAÇÃO FÍSICA::
Sugestões de atividades desenvolvidas por professores da RME de Caxias do Sul, para os jovens fazerem com seus irmãos ou familiares, que além de auxiliar no desenvolvimento motor também proporcionarão momentos de lazer com à família.
>>Futebol de lençol: https://youtu.be/1lAUdpuNjTw
>>Arremesso ao alvo: https://youtu.be/PK2GcZ3sy6s
>>Desafio do Jokenpô - Pedra, papel tesoura: https://youtu.be/JU0Oluc-ZIU
>>Lançamento ao alvo: https://youtu.be/Ia2M5K5L12I
>> Futebol de tampinha: https://youtu.be/Imohba2NkMw


::FABER CASTELL::
A Faber Castell liberou seus cursos de desenho online gratuitamente por 30 dias na sua plataforma. Os cursos foram planejados e desenvolvidos para todos que desejam aprender a desenhar ou a desenvolver alguma técnica específica.


::NOAS - Portal Educativo::
Uma biblioteca virtual de aplicativos de diversas áreas, com conteúdos para diferentes componentes curriculares, possui jogos educativos e aplicativos para alunos de 11 a 14 anos. O NOAS é um núcleo de computação aplicada, destinado ao desenvolvimento de objetos de aprendizagem significativa, estruturados em simulações computacionais de fenômenos.


::KHAN ACADEMY::
A Khan Academy oferece exercícios, vídeos de instrução e um painel de aprendizado personalizado que habilita os estudantes a aprender no seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula. Abordamos matemática, ciência, programação de computadores, história, história da arte, economia e muito mais. Nossas missões de matemática guiam os estudantes do jardim de infância até o cálculo, usando tecnologias adaptativas de ponta que identificam os pontos fortes e lacunas no aprendizado. Também temos parcerias com instituições como a NASA, o Museu de Arte Moderna, a Academia de Ciências da Califórnia e o MIT para oferecer conteúdo especializado.


::DUOLINGO::
O Duolingo é uma plataforma para aprender idiomas. Nele, é possível aprender inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, entre outras opções, através de lições diárias de aprendizado de vocabulário e gramática que utilizam textos, imagens e sons. O serviço funciona em formato de game, em que o usuário deve avançar de etapas, conquistando objetivos e aprendendo ao mesmo tempo.


::ERA VIRTUAL::
Neste site você consegue fazer visitas virtuais a Museus, Exposições Temporárias e Patrimônio Cultural Brasileiro. O ERA Virtual é um projeto pioneiro na disponibilização de visitas pela internet com visualização 360º dos museus brasileiros e seus acervos.


::MUSEU DO LOUVRE::
O Museu do Louvre, é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico em Paris, França. Aproximadamente 38.000 objetos, da pré-história ao século XXI, são exibidos em uma área de 72.735 metros quadrados.


::PINACOTECA DE SÃO PAULO::
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Estão disponíveis jogos para saber mais sobre arte e ao mesmo tempo se divertir! A Pinacoteca abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com mais dez mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX.


::MUSEU DO VATICANO::
São vários museus em um só. A Capela Niccolina e Sala dos “Chiaroscuri” dos Museus Vaticanos estão acessíveis ao grande público. A riqueza das obras é tão grande que você deve separar bastante tempo para visitar as salas.


::A CASA DE ANNE FRANK ON-LINE::
É possível conhecer o anexo secreto on-line e descobrir sobre o que aconteceu por lá, por meio de um passeio virtual pelo esconderijo onde Anne Frank escreveu seu diário. Também é possível dar uma olhada na casa onde Anne e sua família moravam antes de se esconder e visitar uma exposição on-line sobre a vida de Anne Frank.


::NATIONAL MUSEUM OF NATURAL HISTORY, WASHINGTON DC – ESTADOS UNIDOS::
O Museu Nacional de História Natural é um museu localizado no National Mall, em Washington, D.C., Estados Unidos. A coleção do museu totaliza mais de 125 milhões de espécies de plantas, animais, fósseis, minerais, rochas, meteoritos e objetos culturais humanos.


::MUSEU FRIDA KAHLO::
O Museu Frida Kahlo, também conhecido como Casa Azul por conta da estrutura de paredes azul-cobalto, é um museu-casa histórico e museu de arte dedicado à vida e à obra da artista mexicana Frida Kahlo.


::GOOGLE ARTS & CULTURE::
O Google Arts & Culture é um aplicativo com exposições temáticas e tours virtuais por museus, galerias e locais turísticos relacionados à cultura e arte em todo mundo. São mais de mil museus em 70 países. Usando óculos de realidade virtual, é possível explorar uma série de locais artísticos importantes, da arte na rua a um antigo templo grego.


::BÚSSOLA ESCOLAR::
Conteúdo de todas as áreas do conhecimento para vocês estudar. Vídeo aulas e exercícios para ajudar na aprendizagem.


::RACHACUCA::
O Racha Cuca é um portal de entretenimento inteligente dedicado a todas as idades. Aqui você encontra desde Jogos Online até Problemas de Lógica. Além disso, temos Palavras-Cruzadas, Caça Palavras, Anagramas, Quebra-Cabeças, Passatempos, Trivias e Quizzes enviados pelos nosso usuários.


::OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA::
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Procure por questões ou assuntos específicos ou veja abaixo provas e soluções de todas as edições.


::CIÊNCIAS - Atividades::
Atividades educativas para imprimir e resolver online.


::ESCREVENDO O FUTURO::
Programa Escrevendo o Futuro contribui para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo país, por meio de ações de mobilização para a formação de professores(as) de língua portuguesa. Na seção de jogos pode-se desenvolver diversas habilidades.


::LEITURA ONLINE::
O mundo da leitura está aberto para quem quiser entrar. São opções onde você poderá encontrar de tudo um pouco: clássicos da literatura, ebooks, apostilas, livros didáticos, obras recentes e muito mais!


::CANAIS NO YOUTUBE::

>>PAPO DE BIÓLOGO

>>CIÊNCIA TODO DIA

>>SE LIGA NESSA HISTÓRIA

>>MATEMÁTICA RIO

>> Professor Noslen- Língua Portuguesa e Redação

>> Sujeito Simples - Músicas para estudar Língua Portuguesa

>> Geografia Irada

>> Geografia Visual - do Brasil e do mundo



Fonte:https://educacao.caxias.rs.gov.br/passatempos-para-a-quarentena/anos-iniciais-do-ensino-fundamental?fbclid=IwAR20Ls8u2rK3dzfj8vjcyvAzukutctDn4jBKu_Z1nGLPk2qKc5_iAugoL2k

Postagem em destaque

  Isto é, se a pessoa for livre da fome, livre da ausência da escolaridade, livre da doença sem alternativa, então ela é livre para escolher...