Passatempos - 1° ao 5° ano

Os links abaixo são sugestões para passar o tempo, se divertir, em família!

Desejamos que logo todos possam estar de volta à escola, saudáveis e felizes. 

Por favor, fiquem em casa e mantenham a esperança!

Estamos juntos!


::SMARTKIDS::
O site oferece jogos educativos, desenhos para colorir e atividades educativas de Educação Física, Matemática, Geografia, História, Arte, Linguagem, Ciências e outras de diversos assuntos.


::EDUCA JOGOS::
Site que disponibiliza jogos pedagógicos e jogos educativos que podem ser utilizados no ensino de matemática, na alfabetização, na coordenação motora, etc.


::CARTOON NETWORK::
Explore o site do Cartoon Network e encontre jogos, vídeos, brincadeiras, atividades com os personagens dos desenhos do canal. O Cartoon Network disponibiliza desenhos, episódios completos, vídeos, aplicativos e jogos grátis. Você pode jogar gratuitamente com seus personagens: Clarêncio, O Otimista, Jovens Titãs em Ação, Hora de Aventura com Finn e Jake, Apenas Um Show, O Incrível Mundo de Gumball, Steven Universo, Titio Avô, Ursos Sem Curso e muito mais!


::FANART::
Crie sua FanArt e envie para a galeria do site do Cartoon Network. Os desenhos podem ser manuais ou digitais. Use sua imaginação e habilidades artísticas para estrelar nas páginas do Cartoon.


::JA EDUCATIVAS::
Seleção de diversos jogos e atividades para Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental. A seleção conta com conteúdo de outros sites.


::DIGIPUZZLE::
Mais de 200 jogos cujos temas se relacionam à língua portuguesa, ciências, matemática e geografia para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.


::SOL.ETI::
O site disponibiliza jogos educativos e atividades escolares como: caça-palavras, palavras cruzadas, sudoku, jogos de memória, quebra cabeças e muito mais.


::COKITOS::
É um site que recolhe jogos em flash educacionais, recomendado para crianças com idade entre 3-12 anos, com uma missão pedagógica e educacional, conhecido como gamification. Além desses jogos são classificados por idade, para facilitar o acesso aos mesmos. Cokitos em português, Cokitos.pt, destina-se a ser um catálogo de atividades interativas para ajudar na aprendizagem e educação, formal ou informal, das crianças.


::CANAL DO JÚLIO::
“Puxa, puxa, que puxa!”. Quem não conhece esse bordão? O personagem Júlio, do programa infantil Cocoricó, exibido pela TV Cultura, ganhou recentemente um canal no YouTube. Em seus vídeos, ele conta histórias, ensina brincadeiras e entrevista pessoas famosas da cultura brasileira, como o cantor Lenine. Brincando de apresentador, o menino de oito anos conversa com o avô que está por trás das câmeras e dá ideias No vídeo de apresentação do canal, Júlio se propõe a oferecer “o melhor lugar da internet para você, a mamãe, o papai, o vovô, a vovó, e toda a família se divertir para valer”.


::BRINCANDO COM ARIÊ:::
Brincando com Ariê é uma plataforma de jogos educativos projetados especialmente para crianças. São jogos atraentes tendo o personagem Ariê, um leãozinho muito simpático interagindo diretamente com a criança.


::ESCOLA KIDS:
Portal de atividades de todos os componentes curriculares. Escolha o assunto e aprenda lendo ou assistindo vídeos. Depois, teste seus conhecimentos nos jogos disponíveis.


::REVISTA RECREIO::
Revista dedicada ao público infantil, hoje só existe na versão online. Ela apresenta curiosidades e reportagens que estimulam o gosto pela leitura, além de atividades divertidas que estimulam a imaginação.


:: RÁPIDO, DESENHE!::
O jogo consiste em desenhar o maior número de coisas no menor número de tempo. Ajude a ensinar a rede adicionando seus desenhos ao maior conjunto de dados sobre desenhos do mundo. Esses dados são compartilhados com o público para ajudar nas pesquisas sobre aprendizado de máquina (inteligência artificial).


::APRENDIZADO DE IMERSÃO ADAPTÁVEL::
O IXL é uma experiência de aprendizado de imersão que proporciona um abrangente conteúdo de matemática alinhado ao currículo da pré-escola ao 6º ano.


::CADU::
Canal com vídeos contendo experiências interessantes com o estudante Carlos Eduardo e seu pai Carlos Carvalho, que além de participar dos vídeos administra o canal do filho.


::MINUTO DA TERRA::
Canal para crianças a partir de 9 anos com vídeos curtos e divertidos que tiram dúvidas e ensinam ciência e histórias sobre o nosso planeta, o Universo e muito mais. O canal usa animações de até 3 minutos para ensinar Ciências. Dá para ser mais interessante? O conteúdo é bem dinâmico e interessante e mostra também inúmeros fatos inusitados sobre nosso planeta, curiosidades sobre animais e assim por diante.


::INSTITUTO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DE EDUCAÇÃO E RELIGIÃO::
O Instituto de Pesquisa e Formação de Educação e Religião é uma instituição de pesquisa que desenvolve métodos pedagógicos inovadores para melhorar a qualidade do ensino religioso e pastoral escolar em regiões diferenciadas com experiência junto a Sistemas de Ensino Público e Instituições Religiosas. Inclui filmes infantis e adultos e documentários para todas as faixas etárias.


::INTERLAND::
Jogo on-line, baseado na web, cheio de aventuras e com lições práticas de segurança, cidadania e responsabilidade digital na internet. Seu objetivo é conscientizar crianças e jovens sobre os riscos relativos à vida online, como a exposição a estranhos, assédio, etc. O programa ensina também como identificar sites confiáveis e não confiáveis e informações que parecem ou não verdadeiras. Também incentiva a fazer o compartilhamento consciente de conteúdo, não disseminando mentiras, espalhando informações pessoais ou sendo abusivo com outras pessoas na internet.


::LUDICAS::
O Ludicas foi criado com o objetivo de mostrar que aprender é divertido. Por isso, o portal oferece jogos, passatempos e atividades educativas. Através deles, as crianças podem se divertir e aprender ao mesmo tempo, além de fortalecer a memória, o raciocínio, a lógica e outros aspectos fundamentais para o crescimento intelectual das crianças.


::NOSSO CLUBINHO::
O Nosso Clubinho tem o objetivo de promover um ambiente seguro, divertido e educativo para crianças de cinco a oito anos de idade na internet. Todo o conteúdo do site é desenvolvido com base na ementa trabalhada nas salas de aula dos últimos anos da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental, permitindo que a criança reflita e revise o conteúdo trabalhado na escola enquanto se diverte na internet. Essa característica transforma o Nosso Clubinho em uma excelente ferramenta para a propagação do uso da tecnologia na educação, sendo utilizado diariamente por muitas escolas do nosso país.


::FAFÁ CONTA HISTÓRIAS::
Neste canal adorável para crianças de todas as idades (incluindo as adultas), a atriz Flavia Scherner apresenta os melhores livros e histórias infantis para os pequenos em formação de contação oral. Nos vídeos, postados toda semana, tem espaço para os clássicos, as fábulas e os lançamentos recentes, além de perfis audiovisuais de figuras importantes da cultura brasileira, como Machado de Assis. “Fafá conta histórias” é um caminho interessante para instigar nos pequenos o gosto pela leitura na praticidade do online.


::EDUCAÇÃO FÍSICA::
Sugestões de atividades desenvolvidas por professores da RME de Caxias do Sul, para as crianças fazerem com seus irmãos ou familiares, que além de auxiliar no desenvolvimento motor também proporcionarão momentos de lazer com à família.
>>Futebol de lençol: https://youtu.be/1lAUdpuNjTw
>>Arremesso ao alvo: https://youtu.be/PK2GcZ3sy6s
>>Desafio do Jokenpô - Pedra, papel tesoura: https://youtu.be/JU0Oluc-ZIU
>>Lançamento ao alvo: https://youtu.be/Ia2M5K5L12I
>> Futebol de tampinha: https://youtu.be/Imohba2NkMw


::DOMÍNIO PÚBLICO::
O Domínio Público se destaca como uma das principais bibliotecas online com livros gratuitos em PDF. O site reúne diversas obras literárias, disponíveis para baixar, imprimir e ler sem qualquer tipo de custo. No que diz respeito ao gênero de literatura infantil, há boas opções de títulos para crianças e adolescentes.


::ITAU - Eu leio para uma criança::
O Itaú conta com um acervo digital, intitulado de Kidsbook. Nesse espaço, é possível encontrar uma série de livros infantis grátis, disponíveis para ler no celular.


::BIBLIOTECA DIGITAL CAMÕES::
A Biblioteca Digital Camões, que tem como propósito promover a cultura e a língua portuguesa, conta com mais de 20 livros infantis gratuitos no seu acervo. Todos os livrinhos são ilustrados e disponíveis em PDF.


::ESPAÇO DE LEITURA::
O Espaço de Leitura oferece vários livros digitais gratuitos. Não é possível fazer o download das obras e o acesso ao conteúdo acontece através do navegador. É possível acessar não só livros com ilustrações, mas também jogos relacionados às histórias infantis.


::KIDSBOOK - Itaú Criança::
Uma série de livros online, para ler para as crianças em qualquer momento e em qualquer lugar. Os autores dessa coleção tiveram contato com livros desde a infância e sabem bem a importância da leitura no desenvolvimento das crianças.


::CANAL DA TURMA DA MÔNICA::
No canal oficial da Turma da Mônica no YouTube, você encontra vídeos da Mônica, do Cebolinha, da Magali e do Cascão, as confusões da Turma do Chico Bento e dos outros personagens criados por Mauricio de Sousa.


::CANAL DE ONDE VEM::
De Onde Vem é uma produção da TV PinGuim, dos mesmos criadores de Peixonauta e O Show da Luna. Conta a história da Kika, uma garota de 6 anos que como todas as crianças da sua idade, é muito curiosa. Pegue carona nas aventuras de Kika, e descubra as respostas para as mais intrigantes questões.


:: AULA 365::
Canal de variedades, com atividades para todas as idades. O Canal Aula 365 têm aulas variadas, dos mais diversos assuntos, para todas as faixas etárias. Entre e descubra todas as possibilidades.


::QUIVERVISION::
Quivervision é uma plataforma onde se trabalha “Realidade Aumentada”, através de um desenho impresso direto do site. A criança pinta uma parte do desenho e depois baixa o aplicativo do Quivervision , no celular ou tablet. Basta acessar o aplicativo e posicionar o celular em frente ao desenho para vero que acontece.


::ESCOLA GAMES::
Escola Games é um site gratuito de jogos educativos para crianças a partir de 5 anos e todos os jogos são desenvolvidos com acompanhamento pedagógico para que elas aprendam brincando. São 90 atividades cujos temas se relacionam à língua portuguesa, à matemática, à geografia, à história, à ciências, ao inglês e ao meio ambiente.


::JUST DANCE::
Para saber como jogar acesse: https://justdancenow.com/FAQ?lang=br
Para mexer o corpo, com site Just Dance você pode reproduzir diversas coreografias. A maior franquia de videogame de música pode ser acessada de qualquer tela conectada à internet.


::BAÚ DE BRINCADEIRAS::
Brincadeiras e desafios que podem ser realizados dentro de casa. Aproveite para relembrar brincadeiras antigas e experimentar novidades, integrando adultos e crianças.


::DIVERTUDO::
Site que reúne jogos e brincadeiras que desafiam o raciocínio lógico. Reúne material diverso que atende crianças de diferentes idades.


::COORDENAÇÃO MOTORA::
Seis exercícios para treinar a coordenação motora, integrando atividades de coordenação motora grossa e coordenação motora fina, para crianças na fase de alfabetização.


::JOGOS DE BARALHO::
Os jogos de cartas ou jogos de baralho são os jogos em que se utilizam um conjunto de cartas, e podem ser jogados individualmente ou em grupos. Eles desenvolvem habilidades cognitivas, além da memória e a resolução de problemas.


::RACHACUCA::
O Racha Cuca é um portal de entretenimento inteligente dedicado a todas as idades. Aqui você encontra desde Jogos Online até Problemas de Lógica. Além disso, temos Palavras-Cruzadas, Caça Palavras, Anagramas, Quebra-Cabeças, Passatempos, Trivias e Quizzes enviados pelos nosso usuários.


::GAMES EDUCATIVOS::
No site Games Educativos encontra-se jogos educativos, de diversos temas, pra se divertir e aprender ao mesmo tempo. Conteúdos de todos os componentes curriculares estão a disposição. Não é preciso se cadastrar para acessar os jogos.


::EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS::
Como toda criança é um pequeno cientista que tal se você fizer experimentos científicos em casa com eles?


::ESCOLA NOVA ESPERANÇA::
OS TRÊS PORQUINHOS
O PINTINHO
Iniciativa da E.M.E.F. Nova Esperança e da professora da biblioteca, Maria Ester Adami nos oportunizando contações de histórias online.


::CLUBE QUINDIM::
Quem mais ama a maravilha que é o poema Ou isto ou aquilo de Cecília Meireles? Neste vídeo, a autora Penélope Martins e o educador Beto Silva (curador) fazem uma linda leitura desse poema. Essa edição do livro é da Global Editora e já foi enviada pelo Quindim.

::Todxs contra coronavírus::
O Instituto de Leitura Quindim é uma entidade sem fins lucrativos e apartidária, com uma equipe de profissionais e voluntários dedicados na missão de promover o acesso a literatura, leitura, a cultura, a educação e as bibliotecas no Brasil e no exterior. O canal Todxs contra o coronavírus já está no ar e todos os dias vai receber diferentes conteúdos. Um canal diverso, gratuito e que pode ser viralizado em prol da educação, da cultura, da leitura, da infância!

Fonte:https://educacao.caxias.rs.gov.br/passatempos-para-a-quarentena/anos-iniciais-do-ensino-fundamental?fbclid=IwAR20Ls8u2rK3dzfj8vjcyvAzukutctDn4jBKu_Z1nGLPk2qKc5_iAugoL2k

Postagem em destaque

  Isto é, se a pessoa for livre da fome, livre da ausência da escolaridade, livre da doença sem alternativa, então ela é livre para escolher...