quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Aprendendo com Rimas

Alunos do 3º ano
Aprendendo com rimas
Ilustração no Paint.


Rimas 3º ano de Escola 1 de Maio Farroupilha


Plano de Trabalho Docente
2º Trimestre-2016

COMPONENTE CURRICULAR: Laboratório de Informática Educativa                                                             
ANO: 3º Ano
TURMAS: 311 e 312
PROFESSORA: Silsiane Fardin

TEMA: Aprendendo com Mídias e Poesias

OBJETIVO GERAL
Proporcionar ao aluno situações de aprendizagem que envolva o gênero textual Poesia, a fim de desperta a sensibilidade para as manifestações do poético no mundo, nas artes e nas palavras, construindo maior conhecimento sobre este gênero literário, resgatando o prazer e o encantamento pela poesia, interagindo com as mídias.
                                
CONTEÚDOS
Leitura; Escrita; Pesquisa na internet; Produção de poesias e ilustração.

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
·  Ler, recitar, escrever e ouvir  poesias, desenvolvendo o gosto pela leitura de textos poéticos.
·  Realizar pesquisas na internet  sobre poesias e estudar a biografia de alguns escritores.
·  Desenvolver o ato de escutar, e recitar poesias, brincando  com a sonoridade das palavras, valorizando entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
·  Vivenciar o papel de leitores  interagindo com as mídias como a câmera digital, data show, o vídeo,  o computador e a internet.
·  Escrever poesias para organizar um livro  com as poesias escritas pela turma;
·  Conhecer a prática social de um sarau em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
·  Valorizar a leitura como fonte de prazer e cultura.
·  Desenvolver o pensamento reflexivo e crítico.
·  Participar de atividades, de experiências comunicativas e cooperativas, de dinâmicas, utilizando diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos, para desenvolver a responsabilidade, autonomia, criatividade, cooperação e a capacidade de aprender a aprender.

ESTRATÉGIAS/METODOLOGIA
·       Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema proposto ( poetas e poesias);
·       Apresentação do projeto aos alunos incentivando-os à participação;
·       Assistir a vídeos com poemas falados  ( apenas áudio) ou animados;
·       Pesquisa na internet e seleção de poesias;
·       No editor de texto, produção escrita, coletiva, e individual de poesias;
·       No editor de desenho, fazer ilustrações para poesias selecionadas;
·       Construção de um varal de poesias, para expor as produções dos alunos;
·       Postar as poesias dos alunos no blog da Escola.
·       Declamação de poesias;
·       Gravação ou filmagem as declamações;
·       Sarau de poesias pelos alunos;
·       Publicação de um livreto com as produções dos alunos (selecionar uma poesia de cada aluno);
·       No tux paint, fazer um desenho para ilustrar a capa do livro (Aprendendo com Mídias e Poesias);
Obs.
- Será proposto à turma, fazer um passeio pela escola (salas de aula, direção, secretaria, cozinha, sala dos professores) surpreendendo quem estiver neste locais,  recitando uma poesia.
- Propor aos alunos, que durante uma semana, a cada dia um recite uma poesia no momento em que as turmas estiverem na fila.

INDICADORES/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
§ A avaliação será realizada no decorrer das atividades. Inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos temas propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados.

§ Posteriormente, o professor  acompanhará as produções dos estudantes para a apresentação dos resultados, observado se o aluno: Avalia criticamente dados, situações,  informações e fenômenos; Utiliza adequadamente recursos tecnológicos como instrumento de aprendizagem; Manipula diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita

Postagem em destaque

  Isto é, se a pessoa for livre da fome, livre da ausência da escolaridade, livre da doença sem alternativa, então ela é livre para escolher...