domingo, 11 de outubro de 2020

Coisas que podemos fazer que vão ajudar nossos filhos no futuro

 por  

Ter um filho é encarar um projeto de vida. A gente quer que eles cresçam saudáveis, espertos e que sejam felizes no futuro. Ensinar alguns valores e costumes desde cedo pode ser a chave para um futuro incrível, então preste atenção nessa lista de atitudes potentes que podem começar desde já!

Confira algumas coisas que podemos fazer já que ajudarão nossos filhos no futuro:


1. Corpo ativo na infância, adulto saudável

Pode parecer besteira, mas liberar a criança para jogar futebol com os amigos na rua é um investimento em uma vida adulta saudável. Nós somos responsáveis por incentivar que eles mexam mais o corpinho, seja levando periodicamente a parquinhos abertos ou matriculando na aula de natação, por exemplo. Isso vai dar um chega para lá no sedentarismo e os esforços físicos podem ser um hábito que aquela criança vai carregar pelo resto da vida.

2. Hobbies saudáveis

Além dos esportes que mantém o corpo saudável, também faz bem se esforçar para que a criança tenha um hobby que trabalhe a mente. Podemos mostrar para eles aquele tipo de música que a gente mais gosta de ouvir, apresentar livros indicados por outras mães e pais ou levá-los a exposições temáticas como as que falam de dinossauros e astronomia. Algum desses assuntos vai capturar a atenção da criança e fazer com que ela leia e pesquise por conta própria dali para frente.

3. Empatia é algo para ser ensinado em todo momento

Ensinar como nossos filhos podem se dar bem no futuro é importante, mas também vale se preocupar em criar adultos que vão fazer bem à sociedade. É por isso que eles devem ser ensinados desde pequenos a nunca perseguir amiguinhos no colégio, mas ficar do lado daqueles que estão sendo perseguidos. Colocar o pequeno para ajudar uma vizinha a carregar as bolsas também pode ser uma boa opção, sempre reforçando que ele tem o dever de ajudar aos outros.

4. Dar tarefas é criar adultos responsáveis no futuro

É bem coisa de mãe e pai coruja achar que os nossos filhos ainda são muito pequenos para realizar tarefas em casa, mas a verdade é que isso faz muito bem para eles. Pode começar desde os dois anos com a função de guardar os próprios brinquedos e ir evoluindo para missões como colocar a mesa, tirar o lixo e colocar a água do cachorro. São funções que vão virar um hábito e farão a criança entender que ela nunca terá tudo na mão quando for adulta.

5. Ensinar lições de economia cria adultos controlados

Nesse mundo cheio de estímulos para “comprar, comprar e comprar”, é um cuidado fundamental para ensinar às nossas crianças que não é bem assim. Uma ferramenta simples como um cofrinho mostra para elas que é preciso controle ao economizar para ganhar aquela bicicleta no final do ano. Se isso virar um hábito, essa criança vai crescer sabendo que colocar um dinheirinho na poupança é saudável e terá mais chances de realizar seus sonhos no futuro.

Fonte: https://leiturinha.com.br/blog/ajudar-nossos-filhos-no-futuro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita

Postagem em destaque

  Isto é, se a pessoa for livre da fome, livre da ausência da escolaridade, livre da doença sem alternativa, então ela é livre para escolher...